Eu trabalhei como professor de Química no Colégio Estadual Murilo Braga, no setor Vila Nova, durante 3 anos (1997, 1998 e 1999), depois em 2002 retornei à sala de aula, por mais um ano, no Colégio Estadual São Cristovão no Jardim Goiás como professor de História da Arte e Educação Artística para a 6ª, 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental (hoje: 7º, 8º e 9º ano) e também no Ensino Médio.
A partir de 2009 ingressei no ensino superior, trabalhando nas seguintes Faculdades: FASAN, UNIFAN e Fav-ead/UFG. Em agosto de 2011 completei 6 anos de SENAC, como professor do curso de Formação em Webdesign, no ensino profissionalizante.
Bom, nesses 10 anos de sala de aula eu vi, ouvi e vivi muitas coisas que daria pra escrever um livro recheado de histórias de drama, comédia e até mesmo tragédia. Ser professor não é mole, não. A ideia de fazer este post surgiu depois que assisti o vídeo abaixo (a idade do professor) no blog de um amigo (Marcos Roberto: filosofando-agora.blogspot.com). Dai eu me lembrei de outros vídeos e filmes que assisti durante as aulas no curso de pós-graduação (Especialização em Docência para Educação Profissional - Faculdade Tecnologia Senac) e gostaria de compartilhar aqui com vocês.
Vídeo I: A idade do professor
Vídeo II: Professor estressado
E para o final eu deixei o trailer do filme "Entre os Muros da Escola". O filme mostra a realidade da sala de aula de uma escola da periferia de Paris-França. Eu notei uma certa semelhança com a realidade de algumas escolas brasileiras. O filme é simplesmente espetacular, fica como sugestão, para quem quiser assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário