segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vida de professor não é fácil!

Eu trabalhei como professor de Química no Colégio Estadual Murilo Braga, no setor Vila Nova, durante 3 anos (1997, 1998 e 1999), depois em 2002 retornei à sala de aula, por mais um ano, no Colégio Estadual São Cristovão no Jardim Goiás como professor de História da Arte e Educação Artística para a 6ª, 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental (hoje: 7º, 8º e 9º ano) e também no Ensino Médio.

A partir de 2009 ingressei no ensino superior, trabalhando nas seguintes Faculdades: FASAN, UNIFAN e Fav-ead/UFG. Em agosto de 2011 completei 6 anos de SENAC, como professor do curso de Formação em Webdesign, no ensino profissionalizante.

Bom, nesses 10 anos de sala de aula eu vi, ouvi e vivi muitas coisas que daria pra escrever um livro recheado de histórias de drama, comédia e até mesmo tragédia. Ser professor não é mole, não. A ideia de fazer este post surgiu depois que assisti o vídeo abaixo (a idade do professor) no blog de um amigo (Marcos Roberto: filosofando-agora.blogspot.com). Dai eu me lembrei de outros vídeos e filmes que assisti durante as aulas no curso de pós-graduação (Especialização em Docência para Educação Profissional - Faculdade Tecnologia Senac) e gostaria de compartilhar aqui com vocês.

Vídeo I: A idade do professor



Vídeo II: Professor estressado


Vídeo III: O espertalhão


Vídeo IV: Animação da pixar mostra de forma bem humorada essa questão da exclusão e das diferenças.


Vídeo V: Amacord - Cena da Escola


E para o final eu deixei o trailer do filme "Entre os Muros da Escola". O filme mostra a realidade da sala de aula de uma escola da periferia de Paris-França. Eu notei uma certa semelhança com a realidade de algumas escolas brasileiras. O filme é simplesmente espetacular, fica como sugestão, para quem quiser assistir.



A sala de aula é um ambiente propício a diversos fenômenos sociais onde pode acontece de tudo um pouco... Nesses 10 anos eu já ouvi muitas histórias de colegas. Histórias engraçadas, tristes, surpreendentes, impressionantes, inacreditáveis.... Como eu disse, dá pra escrever um livro. Histórias estas, que me servem de reflexão. Eu acho que o professor, além de ter que transmitir o conteúdo, ele é responsável pela formação do indivíduo como cidadão. Gostaria de aproveitar esse post para parabenizar os professores.

Segue abaixo, uma lista de outros filmes para assistir, caso queira ampliar a sua reflexão sobre o assunto:
1. Ser e ter
2. Crianças Invisíveis
3. O preço do desafio
4. O sorriso da Mona Lisa
5. Encontrando Forrester
6. Escritores da Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário