Documentários

Outro dia eu estava conversando com alguns alunos sobre filmes e me perguntaram se eu conhecia algum filme "legal" para indicar. Bom, eu estava querendo postar aqui no Blog uma lista de documentários, então aproveitei para testar o recurso de páginas do blog e criei esta página "documentários" para sugerir alguns filmes "legais".

Eu gosto de documentários porque eles nos mostram outras realidades e nos fazem pensar sobre a vida!!! Bom, o primeiro da lista é o meu preferido...

Um Coração Palestino (Das Herz von Jenin - O Coração de Jenin)
Um menino palestino (Ahmed Khatib) é morto por um soldado Israelense. O pai (Ismail) tem apenas 12 horas para decidir se doa os órgãos de seu filho para 4 crianças Israelense. Como um gesto de paz Ismail autoriza. O documentário é simplesmente impressionante. O ponto alto do filme é quando ele vai à casa da menina que recebeu o coração de Ahmed. Um árabe e um judeu, frente a frente. Eles se odeiam, porém agora compartilham um coração que outrora era de um árabe, agora está na filha de um judeu... é simplesmente D +!!!

Ficha Técnica: Documentário alemão - 2008 – drama - nome original: Das Herz von Jenin. No Brasil passou na GNT.DOC.


Guerreiro da Paz: Emmanuel Jal
Esse documentário eu assisti no canal GNT. O documentário conta a história de Emmanuel Jal, um menino que lutou na guerra civil do Sudão e hoje é um rapper de renome que passa mensagens de Paz através da música. “Eu sai de casa aos 7 anos. Um ano depois, parti com um AK-47” palavras de Emmanuel. Jal usa sua música para conscientizar sobre a crise humanitária no Sudão e o sofrimento dos meninos-soldados no mundo. Depois de 18 anos Emmanuel retorna ao Sudão para rever a família. Um documentário impactante e comovente que recebeu o Prêmio do Público no Festival de Cinema de Tribeca.

Diamantes de Sangue (Blood Diamond)
Pense duas vezes antes de comprar um colar de diamantes ele pode estar sujo de sangue. Blood Diamond - tem o filme com Leonardo de Caprio e tem o documentário. O documentário faz revelações impressionantes e uma análise fiel aos fatos sobre um dos mais cruéis conflitos da história recente. Tanto o documentário como o filme refere-se aos diamantes que são extraídos em países africanos e vendidos para financiar conflitos armados em Serra Leoa (1996-1999). O filme mostra um pais dilacerado pela luta entre soldados do governo e forças rebeldes.


O documentário impressiona mais por se tratar de vidas reais e histórias reais. Vale a pena ver para se conscientizar. Enquanto pessoas pagam milhões de dólares por diamantes em todo mundo, outras pagam com a própria vida na sua extração. O documentário mostra muitas atrocidades feitas pelos rebeldes na guerra, incluindo as amputações das mãos de civis para  que eles não votem nas próximas eleições. As crianças são transformadas em soldados enquanto as mulheres são frequentemente estupradas e mortas.



Super-Size-me a dieta do palhaço
É um documentário escrito, produzido e dirigido por Morgan Spurlock, cineasta independente Americano. No filme Morgan Spurlock resolve fazer uma dieta de 30 dias comendo apenas produtos vendidos na rede de fast food McDonald’s. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.



Falcão - Meninos do tráfico.
Documentário brasileiro produzido pelo rapper MV Bill, que retrata a vida de jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas. O documentário foi feito entre 1998 e 2006 em que os produtores visitaram diversas comunidades pobres do Brasil.
O termo Falcão é usado nas favelas e design aquele cuja tarefa é vigiar a comunidade e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima. O documentário teve uma repercussão grande por todo pais, sendo largamente comentado e discutido, vale a pena assistir.


Nascidos em Bordeis
Vencedor de um Oscar e do Prêmio do Público no Festival de Sundance em 2005, o documentário encontra uma forma hábil, mas não exploratória, de revelar os intestinos de um dos lugares mais dantescos do planeta. A zona de prostituição de Calcutá é um inferno inacessível às câmeras. Para ali penetrar, as norte-americanas Zana Briski e Ross Kauffman pediram às crianças que fotografassem o seu bairro. Mas o filme acabou sendo bem mais que o registro desse processo.


Nascidos em Bordéis é um documentário de intervenção social. Através da oficina de fotografia, uma saída se apresentava para as crianças mais talentosas. A salvação, portanto, estava limitada pela necessidade de selecionar. E ainda pela incompreensão dos pais e os absurdos da burocracia indiana. Não vemos o trabalho das/dos profissionais do sexo. Mas temos cenas, relatos e indícios de um mundo marcado pela extrema pobreza e o conformismo, algumas das piores aflições da Índia tradicional. A beleza recolhida nas fotos das crianças é um alento que o documentário promove de maneira afetuosa e sem sentimentalismo. 

Bom, então e isso... Espero que gostem das minhas sugestões!