quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A procura da Criatividade...

Já observaram como as crianças se impressionam com as coisas ao seu redor? E as vezes ficam “horas” olhando coisas simples como, por exemplo, uma joaninha no jardim, uma abelha numa flor, etc. Pois é, essa capacidade de olhar as coisas como se fosse a primeira vez e observar os detalhes com muito interesse e curiosidade chamamos de assombro. Com o passar do tempo vamos perdendo essa capacidade e paramos de observar as coisas com muito interesse e novidade.

Outro dia eu estava lendo um texto sobre criatividade e encontrei a seguinte citação: “O que distingue um físico criativo do não criativo: o físico, apesar do seu conhecimento, em uma parte de si tem uma criança com a curiosidade e a candura da descoberta que caracterizam a maioria das crianças até serem deformadas pela sociedade adulta. (PIAGET, Jean. Criatividade, educação e conhecimento do novo, Editora Moderna, 2001, pg 20).

Vocês conhecem a letra da música Da Aurora ao Luar de Arnaldo Antunes? Para ativar a reflexão sobre os diversos estímulos que marcam a vida, o cotidiano do processo de ensino-aprendizagem e sobre os quais nem sempre nos damos conta – cenas, textos, imagens, vivências e experiências, leiam com atenção a letra e depois ouve a música...

Quando você for dormir/ Não se esqueça de lembrar / Tudo que aconteceu / Da aurora até o luar

Olho de janela
Nuvem de algodão
Pele de flanela
Sopa de vulcão
Borda de caneca
Bola de papel
Ferro na boneca
Lágrima de mel

Toda noite lembra o que aconteceu de dia / Sonha para o sono vir

Quando você for dormir
Quando você se deitar
Deixa o pensamento ir
Sem ter nunca que voltar

Música vermelha
Pássaro de flor
Chuva sobre a telha
Beijo de vapor
Riso no escuro
Lua de beber
Voz detrás do muro
Medo de morrer

Toda noite cria o que acontecerá de dia / Para o novo dia vir

O que seus olhos viram de interessante ontem? O que seus ouvidos escutaram que marcou o seu dia? O que você aprendeu? Para que servirá em seu trabalho como docente toda a aprendizagem que você vem acumulando ao longo da sua vida nas mais diversas experiências? O que você traz das suas variadas vivências? E o que pode ser interessante para os seus alunos? O que será que eles também trazem...? A música propõe o exercício de lembrar de tudo o que vimos durante o dia, desde a hora que acordamos até os últimos minutos antes de dormir. Mas para que isso seja possível devemos nos esforçar durante o dia, resgatando a capacidade de assombro, ou seja, buscar ver as coisas como se fosse à primeira vez e se impressionar com tudo. Voltar a ser criança.
O designer brasileiro Luli Radfaher fez a seguinte afirmação: "Para se fazer design não é necessário ter nada de especial, nenhuma habilidade específica. Só é preciso ver, perguntar e questionar, como qualquer criança saudável o faria tentando compreender as riquezas e particularidades do mundo."
Isso só vem reforçar a ideia de que temos que resgatar e manter vivo a criança que existe dentro de cada um, caso queira ir de encontro à criatividade.
Em uma atividade da pós-graduação em docência para educação profissional, após ouvir a música tive que ler o seguinte texto: Daqui para frente é fundamental que você procure lembrar-se de tudo o que lhe chama a atenção, do que lhe desperta os sentidos... Porque essas lembranças poderão ser muito interessantes na sua sala de aula ou no ambiente de aprendizagem em que você atua!

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